Breadcrumb Abstract Shape
Breadcrumb Abstract Shape
Breadcrumb Abstract Shape

Grupo de Reanimação Neonatal da SMP desembarca pela segunda vez em Moçambique para missão de capacitação

Maputo, Moçambique

Terá início na próxima semana a segunda fase do Projeto de Cooperação Bilateral entre Brasil e Moçambique na área de Reanimação Neonatal, ação diplomática que tem como objetivo compartilhar conhecimentos com médicos e enfermeiros moçambicanos para a redução da mortalidade infantil em decorrência de asfixia perinatal. Liderada pela presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), Maria do Carmo Barros de Melo, e pelas instrutoras do Programa de Reanimação Neonatal da SMP, Marcela Damásio e Márcia Penido. A missão acontece entre os dias 6 e 18 de agosto.

O projeto é fruto de parceria entre a SMP, a SBP, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC), o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e a Faculdade de Medicina da UFMG, e apoiado, ainda, pela Associação Moçambicana de Pediatria (Amope). Entre suas atividades está o treinamento de 200 profissionais que trabalham no atendimento de recém-nascidos nas cidades de Beira e Nampula.

O início

Em 2016, o grupo de Reanimação Neonatal da SMP desembarcou pela primeira vez em Maputo, capital do Moçambique, para treinar cerca de 80 médicos no Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da SBP. Durante a visita, além dos profissionais capacitados de acordo com diretrizes baseadas em evidências científicas do Programa, a equipe instruiu 21 agentes multiplicadores para a implantação do PRN em Moçambique. Os cursos ministrados receberam boas avaliações dos participantes, que solicitaram a continuidade do programa, com novas visitas técnicas e inclusão de novas capacitações.

Além das coordenadoras, para a missão deste ano, irão as pediatras e instrutoras do PRN Kelly Nascimento, Sônia Calumby, Ana Damásio, Thaís Queiroz e Nivia Moreira. De acordo com Maria do Carmo, o apoio das entidades parceiras tem sido importante para o sucesso da ação fora do território brasileiro. “Como presidente da SMP, me sinto orgulhosa e feliz de estar participando da segunda fase da implantação do programa em Moçambique. Nosso objetivo é, por meio do auxílio na capacitação dos médicos e enfermeiros que atuam em salas de parto, reduzir a asfixia neonatal e, consequentemente, a mortalidade infantil”, compartilhou.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *